terça-feira, 9 de setembro de 2014

GRINGA CRITICA OS POLÍTICOS BRASILEIROS

     GRINGA CRITICA OS POLÍTICOS BRASILEIROS

                                    Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas

Falando alto e com um sotaque de gringa, a mulher comentava as notícias dos desmandos praticados pelos políticos, no trato com a coisa pública.

Aproximam-se as eleições e a tal senhora, de certa idade, continua a tecer críticas  a um e outro governante, ataca diretamente a presidente da República e adverte à ouvinte: “é hora de acordar, o momento é este, se não for agora, não haverá outro.”

Todos no interior do ônibus estavam voltados para a conversa entabulada pela passageira gringa que não parava de falar sobre os nossos governantes e candidatos aos cargos públicos que enchem as ruas de cavaletes com fotos e frases de efeito, acreditando que, com isso, cativam o eleitor incauto.

Um dos passageiros, não se fez de rogado, tirou o seu celular do bolso e começou a gravar aquela conversa que ecoava por todo o coletivo.

Alguns fingiam que não estavam ouvindo, outros, em suas fisionomias, delatavam que consentiam com as alegações, às vezes impróprias e com uso de palavras de baixo nível.
                                                                  
Um arriscou uma interferência: “há outra candidata...”. Não completou a frase que foi interrompida pela voz esganiçada da gringa: essa tal, nem se vestir sabe.”

Chegou a hora daquela estrangeira descer. Ouviu-se um murmurinho pelos cantos do veículo. Comentários, prosseguindo na conversa iniciada pela passageira ou expressões de alívio, comemorando a retirada daquela que não se conforma com o estado de coisas que acontecem em nosso país que tiram o sossego e a segurança de todos nós.

Ficou, por fim, ecoando a frase para reflexão: “é hora de acordar, o momento é este, se não for agora, não haverá outro.”