domingo, 29 de abril de 2012

A MOÇA LINDA DO BUSÃO


A MOÇA LINDA DO BUSÃO

                                  Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas

                                   A menina linda, dentro do ônibus, falava ao celular, conversando descontraída e animadamente com a amiga.

                                   Num dado momento, utilizou algumas palavras de baixo calão, revelando que não havia limpeza mental. Os pensamentos que emitia detectavam uma carência de higiene mental, contrastando com aquela figura linda de mulher jovem, chamando a atenção de quem a ouvia, num misto de espanto e constrangimento.

                                   Impressionante como aquela garota permanecia indiferente à impressão que causava nas pessoas que a viam e a ouviam, em seu deteriorado aspecto psicológico e ela não advertia o contraste que sua pessoa produzia naquele ambiente de um coletivo lotado.

                                    A figura linda, de fato, escondia uma pessoa feia mentalmente, porque em seu interior convivia com pensamentos que se conduziam através de palavras baixas, gírias que conflitavam com a sua beleza exterior.

                                   O cuidado com as palavras deveria ser o mesmo que se tem com o trato com as roupas. O asseio com o corpo há de ser o reflexo da limpeza interna, pura.

                                   O descuido no uso das palavras pode revelar a falta de limpeza mental que enfeia a pessoa que as expressa em suas manifestações na convivência com os seus semelhantes.

                                   Muitos que viam e ouviam aquela menina linda por fora e muito feia por dentro deixavam perceber em seus semblantes uma mescla de pena e encabulação, em face do desleixo e do desalinho, enfim, do desasseio que tanta repulsa produz.

                                   Aquela moça muito bem apresentada por fora se mostrou mentalmente desalinhada. Como pode uma pessoa permanecer indiferente à impressão causada por seu deteriorado aspecto psicológico ou deixar de perceber o contraste que sua pessoa produz no ambiente que frequenta! Que pena! Diziam alguns. Que pena!

                                   O asseio no vestir e no pensar traduzirá em limpeza na conduta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário